Cliente da Engrenagem Virtual desde agosto de 2014, a Odebrecht Previdência aposta na informação de qualidade para interagir com seus participantes. O programa de educação financeira e previdenciária da instituição, o “Bem Pro Bolso” conta com um portal alimentado diariamente com temas de interesse da entidade, das patrocinadoras e principalmente, dos integrantes da instituição. Cristiano Verardo, líder de Projetos e Comunicação comenta as ações da Odebrecht Previdência:
Quais os principais desafios na gestão de um fundo de previdência complementar?
Gerir os recursos de forma a trazer o conforto para os participantes no quesito risco versus retorno; implantar e manter práticas de governança ao mesmo tempo eficazes e cujo custo não impacte na taxa de administração do Plano (orçamento da Entidade); estar atento e adequar-se às exigências da regulamentação, sensibilizar, provocar e educar os Participantes e não-participantes para a importância do planejamento do pós-carreira e o uso adequado da ferramenta “plano de previdência”; aumentar o engajamento dos participantes no acompanhamento do seu plano e administrar a Entidade e seus vários processos com base nos riscos que estamos expostos, sabendo priorizar a atuação sobre os pontos mais vulneráveis.
O que a Odebrecht Previdência tem feito para estabelecer uma política de relacionamento com seus participantes?
A Odebrecht Previdência formalizou uma estrutura de relacionamento para dedicar-se ao tema, implantou um sistema de BI (Business Intelligence) para entender melhor seu público e conduzir ações de comunicação mais eficazes, ampliou canais de relacionamento e comunicação, inclusive com uso de aplicativo para smartphone, e acelerou a implantação de ações de educação financeira e previdenciária.
De que maneira o portal Bem Pro Bolso tem auxiliado na comunicação com os participantes?
O portal Bem Pro Bolso organiza, concentra e tangibiliza nosso esforço de educação financeira e previdenciária. Também apresenta-se como uma fonte mais confiável sobre o tema para nossos integrantes e permite identificar assuntos de maior interesse. Com ele, conseguimos a atualização das informações em um nível muito melhor do que se fizéssemos na Entidade, ganhando a confiança e a “simpatia” dos visitantes. O site também permite a interação dos participantes por meio de comentários nas matérias publicadas e oferece tecnologia para ações mais eficazes, economizando investimentos.
Qual a importância das campanhas para o engajamento dos participantes?
Bastante grande, pois elas acontecem sob o selo “Bem Pro Bolso” e não da marca da Entidade. Quando a campanha vem do Bem Pro Bolso (partindo da Intranet das Patrocinadoras), ela chama mais atenção.
Qual sua percepção sobre o nível de conhecimento de educação financeira dos participantes?
Educação financeira não é o “forte” das pessoas. Tomemos, por exemplo, nós mesmos, fora das Entidades e atuando como pai, mãe, marido, esposa… (claro que há muitas exceções a essa minha observação). Mas cremos que, nesse cenário de crise, as pessoas estão mais sensíveis ao tema. Há um versículo muito interessante que diz: É melhor uma casa em que há luto do que uma casa onde há festa, porque numa situação de luto as pessoas pensam “mais na vida”. Isso está em Provérbios. Cremos que esse ano, com dificuldades financeiras para as famílias brasileiras, é o momento certo de investir em comunicação, sensibilização, provocação, sem esperar resultados no curtíssimo prazo. Vamos semear e esperar o fruto mais adiante. Estamos aqui para isso.